Essa atividade tem a dinâmica parecida com um bingo, contudo, não basta apenas sorte para vencer. Para acertar toda a cartela o aluno precisa estar antenado no conteúdo.
Além disso essa atividade é muito fácil de ser aplicada e você não vai precisar de peças de um bingo de verdade, apenas a impressão desse material aqui.
Primeiramente você vai entregar a cartela para cada aluno (individual, dupla ou trio), e vai repassar as orientações para eles.
Em seguida, vai ditar as palavras que estão na página 2, que são os Microorganismos. Você pode cronometrar, por exemplo, 1 minuto para cada item.
O objetivo dos alunos é encontrar o microorganismo e anotar na imagem o número correspondente. Após ditar todas as palavras corrija as fichas.
Nessa atividade todos tem a mesma chance de acertar. Isso é o mais legal da atividade!
Produtos relacionados
Atividade Sistemas do Corpo Humano
Neste jogo os alunos se tornam exploradores biomédicos encarregados de salvar um organismo misterioso… mas só conseguirão cumprir sua missão se aprenderem, colaborarem e dominarem o funcionamento dos sistemas do corpo humano.
Como funciona?
A cada rodada, os grupos recebem uma Carta de Missão, enfrentam Desafios Científicos, estudam o funcionamento real dos sistemas e coletam Cartas de Inventário com funções e estruturas-chave.
O objetivo? Restaurar o equilíbrio do corpo e desbloquear a produção do “antídoto”, que representa o bom funcionamento do organismo humano.
🎯 Ideal para:
Revisão de conteúdos de anatomia e fisiologia
Aulas mais ativas e gamificadas
Avaliação formativa de forma divertida
Feiras de ciências, projetos interdisciplinares ou semanas temáticas
Tipos de misturas e dispersões
Esta aula prática foi cuidadosamente elaborada para ajudar os alunos a entender as diferenças entre soluções, colóides e suspensões. Através de experimentos simples e dinâmicos, os alunos irão explorar misturas homogêneas e heterogêneas, observando como as partículas se comportam em diferentes tipos de dispersões. Além disso, serão guiados a realizar experimentos de dissolução, filtragem e observação ao microscópio para comparar a natureza de cada mistura. A atividade inclui questões reflexivas para estimular o pensamento crítico e proporcionar uma compreensão profunda do conteúdo.
Ideal para professores que buscam recursos interativos e educativos, esta aula prática promove uma aprendizagem envolvente e visual, aplicando conceitos de química de forma direta e empírica.

Avaliações
Limpar filtrosNão há avaliações ainda.