Esta atividade lúdica transforma o estudo da herança genética em uma experiência divertida e interativa para os alunos. Com um tabuleiro de 25 casas, cartas de perguntas e situações, e cartões de cromossomos (X e Y), a atividade é ideal para trabalhar o conceito de herança ligada ao sexo, incluindo doenças como daltonismo e hemofilia. Perfeita para turmas de Ensino Fundamental II e Médio, ela promove o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, ao mesmo tempo que ensina conceitos importantes de Genética.
O que está incluso no PDF:
- Tabuleiro de Jogo com 25 casas, incluindo casas normais, casas especiais (“Avance 2 casas” e “Pule uma jogada”) e uma Casa Final.
- Cartões de Cromossomos (X normal, X alterado para Daltonismo, X alterado para Hemofilia e Y normal e alterado), para simulação de combinações genéticas.
- Cartas de Pergunta: abordam conceitos teóricos e cálculos de probabilidades.
- Cartas de Situação: desafios complexos para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
- Ficha de Registro para que os grupos anotem suas respostas, combinações e pontos obtidos.
- Instruções detalhadas para a aplicação do jogo, passo a passo para a montagem e mediação do professor.
Objetivo da Atividade:
Facilitar a compreensão de como ocorrem as heranças ligadas ao sexo, identificando probabilidades de transmissão de características ligadas aos cromossomos X e Y. A atividade permite aos alunos explorar diferentes combinações genéticas e entender as dinâmicas que levam ao aparecimento de doenças como daltonismo e hemofilia, além de analisar como genes alterados podem ser transmitidos de geração em geração.
Benefícios para o Professor:
- Material pronto para impressão e uso: basta recortar as cartas e preparar o tabuleiro para iniciar a atividade.
- Aplicação flexível: ideal para turmas grandes (6 a 7 grupos) e adaptação para diferentes níveis de ensino.
- Reforço do trabalho em equipe: os alunos precisam colaborar para resolver perguntas e trocar informações genéticas, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.
Público-Alvo:
Professores de Ciências e Biologia que desejam ensinar Genética de uma maneira prática, lúdica e contextualizada, facilitando o entendimento de conteúdos complexos.
Como funciona o Jogo:
- Os grupos rolam o dado e avançam pelo tabuleiro.
- Respondem a perguntas genéticas usando os cartões de cromossomos para simular combinações e calcular probabilidades.
- Discutem cartas de situação que trazem desafios mais complexos e aplicam os conceitos aprendidos.
- O grupo que acumular mais pontos vence e recebe um prêmio simbólico, como o certificado de “Mestre Genético”.
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