Esta é uma atividade lúdica e interativa que simula um julgamento para determinar quais espécies animais possuem comportamentos racionais ou instintivos. Ideal para aulas de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio, a atividade desafia os alunos a debaterem e analisarem comportamentos animais com base em evidências científicas. Com um formato de tribunal, cada grupo assume papéis específicos, promovendo uma discussão dinâmica e estimulante.
O que está incluso no PDF:
- Roteiro Completo com etapas detalhadas para a execução da atividade.
- Distribuição de papéis: Grupos de animais (chimpanzés, golfinhos, elefantes, corvos e polvos) e Grupo de Investigação (Advogado de Defesa, Promotor e Pesquisadores).
- Argumentos para defesa e acusação para cada animal, com exemplos científicos e curiosidades.
- Fichas de Perguntas específicas para o Advogado de Defesa e o Promotor, ajudando a estruturar a argumentação durante o julgamento.
- Sugestões de Veredito para orientar o professor ao final da atividade.
Objetivo da Atividade:
Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, ao mesmo tempo que explora as diferenças entre comportamento racional e instintivo em animais. A atividade promove a pesquisa e a organização de informações científicas, além de desenvolver habilidades de debate e colaboração em grupo.
Benefícios para o Professor:
- Material pronto para uso: todas as orientações e sugestões de argumentos estão inclusas.
- Flexibilidade de adaptação: a atividade pode ser facilmente ajustada para diferentes níveis de ensino e tamanhos de turma.
- Integração com temas atuais: ideal para trabalhar temas como cognição animal, ética e a linha tênue entre racionalidade e instinto.
Público-Alvo:
Professores de Ciências e Biologia do Ensino Fundamental II e Médio que desejam aplicar uma atividade diferenciada e envolvente para trabalhar conteúdos de comportamento animal, cognição e ética de forma interativa.
Como funciona a atividade:
- Os alunos são divididos em grupos que representam diferentes espécies e em um Grupo de Investigação (com Advogado de Defesa, Promotor e Pesquisadores).
- Cada grupo prepara argumentos para mostrar que o comportamento de sua espécie é racional ou instintivo.
- Durante o “julgamento”, o Grupo de Investigação faz perguntas e cada grupo animal defende suas posições com base em evidências científicas.
- O professor atua como Juiz, fazendo intervenções e, ao final, dá o veredito sobre quais espécies demonstraram comportamentos mais racionais.
Avaliações
Limpar filtrosNão há avaliações ainda.